Skip to content

Entrada / Calendário de Actividades / Detalhes - O Dia Seguinte

EMAIL Versão para impressão

Calendário de Actividades

Evento 

Título:
O Dia Seguinte
Quando:
12.11.2011 21.45 h
Onde:
Casa da Contacto - Ovar
Categoria:
Festovar 2011

Descrição

" O Dia Seguinte "


O Dia Seguinte


Companhia Agaiarte, Vila Nova de Gaia
Género Drama
Autor Luiz Francisco Rebello
Encenação Oliveira Alves
Público Adulto
Local Casa da Contacto

FICHA TÉCNICA
Encenação Oliveira Alves
Cenografia / Desenho de Luz António Moreira
Sonoplastia
Francisco Almeida
Figurinos Paula Matos
Operador de Luz António Moreira
Operador de Som Daniela França
Montagem José Flores, José Pereira, Maria José Ramos, Mário Mendes
Costureiras
Alice Esteves, Maria da Glória

SINOPSE
Publicada em 1954, no volume coletivo Encontro, a peça O Dia Seguinte foi reeditada no primeiro volume de Teatro do autor em 1959, vindo a ser objeto de várias traduções e sucessivas representações no estrangeiro. A sua estreia no Teatro Nacional, em 1952, foi proibida pela censura, sendo representada apenas em 1963, depois de ter sido levada à cena em Paris, em Espanha, no Brasil, na Bélgica e em Israel.

No posfácio a Teatro I, o autor integra o texto numa fase "Experimental" que atravessou entre 1946 e 1951, considerando "O Dia Seguinte" a sua peça preferida por ser a que realiza melhor a sua conceção de teatro:

Partindo de uma base realista, mas voltando deliberadamente as costas a todo o realismo literal de superfície; procurando captar a vida na sua totalidade, e por isso misturando propositadamente o real e o imaginário, o que foi e o que poderia ter sido; situando as personagens num mundo acima do espaço e do tempo que é, ou pretende ser, a transposição mítica do mundo fechado em que vivemos – O Dia Seguinte vale, pelo menos, como documento de uma época, à semelhança da que vivemos, batida por todos os desesperos e rica em todas as promessas.

Depois de a vida lhes ter tirado tudo, "amor, confiança, coragem", não vendo nenhuma solução para a sua miséria, um jovem casal decide suicidar-se, dizendo não a uma vida que não traria futuro ao filho que em breve iria nascer. Depois da morte, são julgados e acusados de traição por não terem feito "do próprio desespero uma razão para lutar". As cenas retrospetivas e as visões de acontecimentos que não ocorreram porque as personagens com a sua desistência os impediram, a introdução de personagens hipotéticas pautam a noite que conduzirá ao "Dia Seguinte" e ao fim de "tudo o que foi e tudo o que não chegou a ser... tudo o que nunca será". Deste modo, o "Dia Seguinte a que alude o título da peça não é apenas o primeiro dia da morte dos seus protagonistas – mas o primeiro dia da vida que eles não souberam ou não lhes pareceu possível viver".


 

Local

Casa da ContactoMapa
Local:
Casa da Contacto   -   Website
Rua:
Rua Dr. José Falcão
CEP:
237-239
Cidade:
Ovar
Estado:
Aveiro
País:
País: pt

Descrição

A Casa da Contacto situa-se ao lado do Café Pinheiro.

Distingue-se da sua tarja vertical.

Utilizadores registados:

Tem que se registar para participar neste evento.

Calendário Actividades

<< Setembro 2019 >> 
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
        1
  2  3  4  5  6  7  8
  9101112131415
16171819202122
23242526272829
30      

Topo
Please update your Flash Player to view content.