Seja bem vindo/a
Segunda, 18 Novembro 2019 21:42

A Contacto estreia no próximo dia 23 de Novembro pelas 21H45 no seu Auditório "Zé do Telhado", drama biográfico de Hélder Costa com encenação de Manuel Ramos Costa.


José Teixeira da Silva, mais conhecido pelo nome de José do Telhado, nasceu em 1818 na freguesia de Castelões de Recezinhos, concelho de Penafiel, e faleceu em 1875 com 57 anos, em África. Está sepultado na aldeia de Xissa, a uns 50 quilómetros de Malange, Angola, para onde foi condenado a degredo perpétuo e onde terá vivido uma relativa felicidade e sem grandes dificuldades financeiras.


Tendo vivido numa época muito complexa e conturbada da nossa sociedade, José do Telhado tornou-se num salteador entre muitos outros quadrilheiros que enxameavam por este país. É verdade que o José do Telhado fez coisas muito más, mas existem provas indesmentíveis da sua generosidade, já que era um homem sempre pronto a ajudar pessoas em dificuldade, principalmente quando pobres. Mas o que então mais terá incomodado muitas pessoas reinantes não terá sido tanto os assaltos que José do Telhado fez, mas sim a denúncia das injustiças sociais que destroçavam o povo humilde.


Esta produção encerra a 26ª edição do Festovar e será seguida de reposições a 30 de Novembro e 7 de Dezembro no mesmo horário.

Quinta, 26 Setembro 2019 07:46

De 11 de Outubro a 24 de Novembro está aí vigésima sexta edição do Festovar – Festival de Teatro de Ovar.

A sessão de abertura será na sexta-feira dia 11 de Outubro, pelas 21H30 no Auditório da Casa da Contacto, e contará com as presenças do Presidente da Câmara Municipal de Ovar e também do Presidente da União de Freguesias de Ovar, S. João, Arada e S. Vicente de Pereira bem como de Victor Sismeiro (programador cultural da Viagem Medieval de Sta. Maria da Feira).

A cantata do Rancho Folclórico da Ribeira de Ovar e a Contacto vão preencher os apontamentos artísticos do evento.

“Vidas tecidas atrás do pano” é o mote desta edição: “Dedicamos este Festovar a todos os companheiros de estrada nestas andanças do teatro amador. Desta vez vamos olhar para dentro da caixinha de magia de onde saem as histórias contadas no teatro. Quem são os amadores desta arte, o que os leva a tal vida de entrega sem objetivos de carreira ou fama, calcorreando estradas, visitando-se mutuamente numa permuta de trabalho e emoções. O que se faz atrás do pano para que o teatro aconteça passa por encontrar histórias de outras vidas...” assim se ilustra este tema.

Para além do grupo anfitrião que irá apresentar duas produções, incluindo uma estreia, a edição deste ano conta com a participação de grupos de teatro provenientes dos concelhos de Mortágua, Vila do Conde, Viseu, Loures, Tomar, Valongo e do Brasil integrando um total de dez espetáculos dos quais três são para a infância e juventude.

Vão ser sete semanas de teatro que irão animar as noites de Sábado e as tardes de Domingo, na Casa da Contacto.

Veja o programa aqui

Venha ao Teatro, o Festovar espera por si…

Sábado, 14 Setembro 2019 10:18
A Contacto inicia, no próximo mês de Outubro, a sua décima segunda temporada de formação regular que irá decorrer até Maio de 2020. Dando continuidade a um projeto nascido em 1998 (de forma não regular) e que assumiu em 2008 um carácter regular com base num plano formativo cujo principal objetivo passa por formar jovens e adultos na área do teatro, dotando-os de competências a nível interpretativo e de expressão corporal e oral.

Esta atividade insere-se na estratégia de divulgação e aprendizagem das artes teatrais em interação e complementaridade com o ambiente associativo proporcionando mais e melhor cidadania aos formandos, tornando-os elementos participativos e interventivos na comunidade por força das aprendizagens obtidas. As inscrições estão abertas até ao próximo dia 27 de Setembro, havendo a possibilidade de várias modalidades de desconto.