Seja bem vindo/a
Sábado, 23 Dezembro 2023 11:24
Quinta, 21 Dezembro 2023 14:38
A Contacto vem por este meio exprimir um voto de pesar pelo falecimento do seu associado fundador número 1, Manuel António Silva Costa (Manuel Ramos Costa) no passado dia 12 de dezembro.

A morte precoce de tão ilustre e marcante ser humano encheu os nossos corações e os corações de muitos outros amigos das artes de uma enorme tristeza e de um sentimento de orfandade.

A sua memória perdurará para sempre em nós.

Descansa em paz, Manel!
Quinta, 09 Novembro 2023 12:33

A Contacto estreia no próximo dia 18 de novembro, sábado, pelas 21H45 "O inspetor geral", uma farsa de Nicolai Gogol, com encenação de Manuel Ramos Costa.

«O Inspetor Geral» passa-se num vilarejo da antiga Rússia, governado por um presidente da Câmara totalmente corrupto, como corruptos são também o chefe dos correios, o inspetor de escolas, o juiz, o encarregado da assistência social, o médico da província, o comissário de polícia e até dois pequenos proprietários de terras.

Eles mantêm as instituições públicas sem as mínimas condições de saúde, organização ou humanidade e tratam os moradores como se fossem animais, pensando apenas nos lucros pessoais. Tudo acontece desta forma, até que um dia recebem a notícia de que o governo enviou um Inspetor Geral do alto escalão das repartições públicas para averiguar as condições dos órgãos de poder locais. O Presidente da Câmara manda chamar os seus colaboradores para lhes dar a notícia. Todos ficam apavorados e resolvem fazer uma limpeza na cidade, os médicos eliminam alguns doentes e trocam as roupas de cama, o juiz manda tirar a criação de gansos do tribunal, o Inspetor de Escolas pede para os professores deixarem de bater nos alunos, etc.

Enquanto isso, um astuto jogador de cartas, Khlestakóv, está hospedado no hotel local e é confundido com o tal inspetor geral e acaba por receber a visita do Presidente da Câmara que o convida a mudar-se para sua casa onde é tratado com as mais altas regalias, inclusive recebendo grandes somas de dinheiro de todos que o visitam…

Esta produção encerra a 30ª edição do Festovar – Festival de Teatro de Ovar e será seguida de uma reposição a 25 de novembro.