Skip to content

Entrada / Iniciativas / Oficina de Teatro
Oficina de Teatro

O Teatro privilegia a Educação do Futuro

O teatro, nos seus mais diversos aspectos, é uma arte que favorece a formação das crianças e dos jovens, bem assim como o melhoramento de algumas das capacidades dos adultos, tanto ao nível da mente e do corpo como ao nível da afectividade e da relação com o meio social. De facto, a prática do teatro possibilita a todos a assimilação progressiva do real, testando-o, ao mesmo tempo que desenvolvem e afirmam a sua personalidade, numa perspectiva de alegria sã e convívio em grupo. assim sendo, no campo infantil e mesmo juvenil, o teatro surge como um instrumento fundamental para a educação do futuro.

Objectivos principais da Oficina de Teatro

São dois os grandes objectivos desta Oficina de Teatro: Ocupar os tempos livres dos formandos de forma útil, lúdica e criativa e promover e dinamizar a aquisição de instrumentos básicos de conhecimentos de várias modalidades ligadas ao teatro. Ao atingir estes objectivos os formandos tomam contacto e descobrem o Teatro, numa vertente pedagógica ficando também habilitados a organizarem por si próprios acções no espaço em que se movimentam. Toda esta dinâmica conduzirá, em última análise, ao desenvolvimento das capacidades intelectuais, e também físicas, dos formandos.

Conteúdos e Práticas

As actividades expressivas contempladas nesta Oficina são as consideradas mais pertinentes para cada um dos públicos alvo e configuram as seguintes disciplinas:

1. Expressão Dramática 2. Interpretação

O desenvolvimento destas disciplinas, por sua vez, obedecerá a um conjunto de métodos, de conteúdos e de práticas, que compõem o programa oficinal, elaborado por uma equipa coordenadora, com base em manuais específicos.

Estruturação e Funcionamento

A Oficina foi estruturada em 4 classes: Classe A, dos 7 aos 10 anos; Classe B, dos 11 aos 14 anos; Classe C, dos 15 aos 18 anos; Classe D, dos 19 aos 99 anos.

Em princípio, as aulas decorrerão aos Sábados de manhã para a classe A e B, às sextas ao fim da tarde para a classe B1 e às Quartas-Feiras à noite (horário de fim de tarde e pós laboral) para as outras duas classes, sendo, em todos os casos, semanais.

A Oficina funcionará de 09 de Outubro de 2015 a 05 de Junho de 2016. O número mínimo de formandos será de 8 por classe e o máximo será de 14. Caso alguma das classes não possua o número mínimo de inscritos a comissão coordenadora decidirá como proceder em função do contexto que se verificar.

Procedimentos

A Oficina de Teatro é aberta a todos bastando, para o efeito, solicitar e preencher a respectiva Ficha de Inscrição na Casa da Contacto nos dias de espectáculo ou às Terças-Feiras à noite a partir das 21H30 e/ou através do seguinte endereço electrónico: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Calendário Actividades

<< Agosto 2017 >> 
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
   1  2  3  4  5  6
  7  8  910111213
14151617181920
21222324252627
28293031   

Topo
Please update your Flash Player to view content.