A Contacto estreia no próximo dia 23 de Novembro pelas 21H45 no seu Auditório "Zé do Telhado", drama biográfico de Hélder Costa com encenação de Manuel Ramos Costa.
José Teixeira da Silva, mais conhecido pelo nome de José do Telhado, nasceu em 1818 na freguesia de Castelões de Recezinhos, concelho de Penafiel, e faleceu em 1875 com 57 anos, em África. Está sepultado na aldeia de Xissa, a uns 50 quilómetros de Malange, Angola, para onde foi condenado a degredo perpétuo e onde terá vivido uma relativa felicidade e sem grandes dificuldades financeiras.
Tendo vivido numa época muito complexa e conturbada da nossa sociedade, José do Telhado tornou-se num salteador entre muitos outros quadrilheiros que enxameavam por este país. É verdade que o José do Telhado fez coisas muito más, mas existem provas indesmentíveis da sua generosidade, já que era um homem sempre pronto a ajudar pessoas em dificuldade, principalmente quando pobres. Mas o que então mais terá incomodado muitas pessoas reinantes não terá sido tanto os assaltos que José do Telhado fez, mas sim a denúncia das injustiças sociais que destroçavam o povo humilde.
Esta produção encerra a 26ª edição do Festovar e será seguida de reposições a 30 de Novembro e 7 de Dezembro no mesmo horário.