Skip to content

Entrada / Produções / O Inspetor Geral
Quinta, 23 Maio 2024 23:10

O Inspetor Geral

Classifique este produto
(0 votos)

SÍNOPSE: «O Inspetor Geral» passa-se num vilarejo da antiga Rússia, governado por um presidente da Câmara totalmente corrupto, como corruptos são também o chefe dos correios, o inspetor de escolas, o juiz, o encarregado da assistência social, o médico da província, o comissário de polícia e até dois pequenos proprietários de terras.

Eles mantêm as instituições públicas sem as mínimas condições de saúde, organização ou humanidade e tratam os moradores como se fossem animais, pensando apenas nos lucros pessoais. Tudo acontece desta forma, até que um dia recebem a notícia de que o governo enviou um Inspetor Geral do alto escalão das repartições públicas para averiguar as condições dos órgãos de poder locais. O Presidente da Câmara manda chamar os seus colaboradores para lhes dar a notícia. Todos ficam apavorados e resolvem fazer uma limpeza na cidade, os médicos eliminam alguns doentes e trocam as roupas de cama, o juiz manda tirar a criação de gansos do tribunal, o Inspetor de Escolas pede para os professores deixarem de bater nos alunos, etc.

Enquanto isso, um astuto jogador de cartas, Khlestakóv, está hospedado no hotel local e é confundido com o tal inspetor geral e acaba por receber a visita do Presidente da Câmara que o convida a mudar-se para sua casa onde é tratado com as mais altas regalias, inclusive recebendo grandes somas de dinheiro de todos que o visitam…

FAZEM ESTA PEÇA

Andreia Lopes (mulher do governador); António Ferreira (Provedor das Misericórdias/Comerciante); Cláudio Bombazaro (Funcionário de S. Petesburg); Constança Poças (Juiz/Mishka); Diogo Pinto (Diretor das Escolas/Comerciante); Francisco Alves (Criado do funcionário); Iara Duarte (Criada); João Martins (Dob e Bob); Luís Ribeiro (Chefe dos correios/Viúva); Miguel Duarte (Governador) / Natacha Sofia (Filha do governador

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA:

Autor: Nicolai Gogol
Género: Farsa
Encenação e adaptação: Manuel Ramos Costa

Guarda-Roupa: Isilda Margarida  
Cenografia: Manuel Costa e Artur Leite
Desenho e Operação de Luz: João Barge
Operação de Som: David Aguiar
Desenho de Som: Fernando Rodrigues

Caraterização: Alice Grade
Produção: Contacto
80ª produção – 18 novembro 2023

Informação Adicional

  • Data Estreia: Sábado, 18 Novembro 2023
  • Género: Farsa
  • Autor: Nicolai Gogol
  • Encenação: Manuel Ramos Costa
Mais nesta categoria: « Histórias do Velho Baú

Calendário Actividades

<< Julho 2024 >> 
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
  1  2  3  4  5  6  7
  8  91011121314
15161718192021
22232425262728
293031    

Topo
Please update your Flash Player to view content.