A Contacto estreia no próximo dia 15 de novembro, sábado, pelas 21H45 "Um inimigo do povo", de Henrik Ibsen, com encenação de Pedro Damião.
A peça narra a história de Thomas Stockmann, que descobre que a água de uma estância termal, principal fonte de riqueza da sua cidade, está contaminada. Apesar das suas boas intenções, o médico é perseguido e tratado como inimigo pela população, que prefere ignorar a verdade em nome do lucro.
A peça expõe o choque entre o indivíduo e o coletivo, mostrando como a busca pela verdade e a defesa dos interesses da população podem ser transformadas em perseguição. O Dr. Stockmann, ao denunciar a contaminação, torna-se alvo dos seus conterrâneos, incluindo o seu próprio irmão, o Presidente da Câmara, que o acusa de ser um inimigo da cidade.
A peça aborda temas como a manipulação da opinião pública, a corrupção, a hipocrisia e o poder da maioria sobre a minoria. Ibsen questiona a validade da democracia quando a opinião pública é facilmente manipulada e quando os interesses económicos prevalecem sobre a saúde pública.
Esta produção encerra a 32ª edição do Festovar – Festival de Teatro de Ovar e será seguida de reposição a 22 de novembro (sábado).
De 3 de outubro a 15 de novembro vai decorrer a trigésima segunda edição do Festovar – Festival de Teatro de Ovar, em dois palcos: Casa da Contacto e Centro de Arte de Ovar.
A edição deste ano tem a sessão de abertura marcada para sexta-feira dia 3 de outubro, pelas 21H30 na Casa da Contacto, em que será feita a inauguração da Sala Manuel Ramos Costa, um novo espaço onde vai estar em exposição permanente algum do seu espólio e obras e onde vamos dar a conhecer o troféu e a revista “Água Corrente” de 2025 bem como apresentar o programa oficial do evento na presença de amigos e convidados ligados aos Grupos por onde passou.
Para além do grupo anfitrião que irá apresentar uma estreia, a edição deste ano conta com a participação de grupos de teatro de Oliveira de Azeméis, Vila Nova de Gaia, Coimbra, Pombal e Braga integrando um total de nove espetáculos dos quais dois são para a infância e juventude.
As reservas deverão ser preferencialmente realizadas até 24h antes do dia do espetáculo através do 918 911 593 ou do email Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
Veja o programa aqui
A Contacto estreia no próximo dia 19 de maio, segunda-feira, "O mistério da biblioteca encantada ", um original de Teresa Leite e Daniela Fula, com encenação da segunda.
Três bibliotecárias cuidam de uma biblioteca mágica onde os livros ganham vida. Um dia, personagens importantes começam a desaparecer das histórias – o que pode causar o caos no mundo. Elas vão precisar de entrar nos livros para consertar o caos e resgatar personagens como o João, que se perdeu no topo do feijoeiro, a Cinderela, que não consegue encontrar os seus sapatinhos de cristal, e o Pinóquio que está prestes a transformar-se em madeira para sempre. Cada página transforma-se numa nova e emocionante missão, onde elas, com a ajuda do público e de dois aventureiros inesperados, enfrentam desafios e mistérios. Cada livro é um novo desafio e uma nova lição para as crianças aprenderem.
Esta produção abre a 15ª edição da Festinfância – Festa do Teatro para a Infância e vai estar em cena para as escolas do Concelho de Ovar até 30 de maio.