A Contacto estreia no próximo dia 23 de novembro, sábado, pelas 21H45 "Casa de Bonecas", de Henrik Ibsen, com encenação de Pedro Damião.
A trama gira em torno de Nora Helmer, uma jovem esposa e mãe que parece levar uma vida perfeita em sua casa, aparentemente feliz e realizada no seu papel de esposa e mãe. No entanto, à medida que a peça avança, fica claro que Nora está insatisfeita e se sente aprisionada num casamento que é mais uma convenção social do que uma relação verdadeiramente amorosa e igualitária.
O ponto de viragem da peça ocorre quando um segredo do passado de Nora é revelado, ameaçando destruir a sua reputação e a sua vida confortável. Nora é confrontada com a verdadeira natureza do seu casamento e da sociedade patriarcal em que vive, e é forçada a tomar uma decisão drástica para reivindicar a sua independência e a sua própria identidade.
"Casa de Bonecas" é uma obra profundamente simbólica e cheia de temas complexos, incluindo o papel da mulher na sociedade, a natureza do casamento e da família, a busca pela autenticidade e a luta pela emancipação feminina. A peça é considerada revolucionária pela sua representação franca das questões de género e pela sua rejeição das convenções sociais tradicionais.
Foi publicada em 1879 e é considerada uma obra seminal do teatro realista e do movimento feminista.
Esta produção encerra a 31ª edição do Festovar – Festival de Teatro de Ovar que homenageou Manuel Ramos Costa e será seguida de reposições a 29 de novembro (sexta) e 7 de dezembro (sábado).
A trigésima primeira edição do Festovar – Festival de Teatro de Ovar vai decorrer de 4 de outubro a 23 de novembro.
A edição deste ano, que vai homenagear Manuel Ramos Costa tem a sessão de abertura marcada para sexta-feira dia 4 de outubro, pelas 21H45 na Casa da Contacto, onde será inaugurada uma exposição sobre o nosso encenador e onde vão marcar presença muitos amigos, atores e gente das artes e da cultura nesta ocasião que se pretende de celebração do enorme talento e versatilidade desta figura de grande relevo.
Para além do grupo anfitrião que irá apresentar uma estreia, a edição deste ano conta com a participação de grupos de teatro provenientes de Lisboa, Mondim de Basto, Santo Tirso, Fafe, Figueira da Foz, Guimarães e Barcelos integrando um total de onze espetáculos dos quais dois são para a infância e juventude.
As reservas deverão ser preferencialmente realizadas até 24h antes do dia do espetáculo através do 918 911 593 ou do email Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
Veja o programa aqui
De 18 a 31 de maio a Contacto promove a décima quarta edição da Festinfância – Festa do teatro para a Infância numa parceria com a União de Freguesias de Ovar, S. João, Arada e S. Vicente e a Junta de Freguesia de Válega e com a colaboração do Agrupamento de Escolas de Ovar, contando com o apoio do Município de Ovar.
O programa deste ano inclui a estreia de uma nova produção pela Contacto – Histórias do Velho Baú, de Teresa Leite e duas produções oficinais: Ravi, o Herói do 5º A de Alice Martins e O Príncipe Oculto de Teresa Leite
Estão previstos 25 espetáculos para o público escolar (à semana) cobrindo cerca de vinte estabelecimentos de ensino e público em geral (aos fins-de-semana).
A Contacto prossegue a sua aposta na vertente infanto-juvenil e continua a levar o teatro às crianças das escolas e infantários de Ovar, neste grande evento de teatro para os mais pequenos.
A Contacto vai também certificar 24 formandos (dos 7 aos 15 anos de idade) no âmbito da edição 2023 / 2024 da Oficina de Teatro Contacto que termina este mês e que vão apresentar as produções resultantes dos sete meses de formação que tiveram.
Venha à Festinfância e traga os seus filhos ao Teatro! Veja o programa aqui.