A Contacto estreia no próximo dia 23 de novembro, sábado, pelas 21H45 "Casa de Bonecas", de Henrik Ibsen, com encenação de Pedro Damião.
A trama gira em torno de Nora Helmer, uma jovem esposa e mãe que parece levar uma vida perfeita em sua casa, aparentemente feliz e realizada no seu papel de esposa e mãe. No entanto, à medida que a peça avança, fica claro que Nora está insatisfeita e se sente aprisionada num casamento que é mais uma convenção social do que uma relação verdadeiramente amorosa e igualitária.
O ponto de viragem da peça ocorre quando um segredo do passado de Nora é revelado, ameaçando destruir a sua reputação e a sua vida confortável. Nora é confrontada com a verdadeira natureza do seu casamento e da sociedade patriarcal em que vive, e é forçada a tomar uma decisão drástica para reivindicar a sua independência e a sua própria identidade.
"Casa de Bonecas" é uma obra profundamente simbólica e cheia de temas complexos, incluindo o papel da mulher na sociedade, a natureza do casamento e da família, a busca pela autenticidade e a luta pela emancipação feminina. A peça é considerada revolucionária pela sua representação franca das questões de género e pela sua rejeição das convenções sociais tradicionais.
Foi publicada em 1879 e é considerada uma obra seminal do teatro realista e do movimento feminista.
Esta produção encerra a 31ª edição do Festovar – Festival de Teatro de Ovar que homenageou Manuel Ramos Costa e será seguida de reposições a 29 de novembro (sexta) e 7 de dezembro (sábado).